Criação Própria
1º Ano do Ensino Fundamental I.
Assunto: O que é um Bairro?
Título: Bairro e suas Transformações.
Disciplinas: Geografia e História.
Série/ Faixa etária: 1º Ano (6 anos).
Objetivos: ajudar o aluno a compreender o que é um bairro, sua história. Ex( como surgiu ). Identificar o que existe no bairro. E sua importância.

Conteúdo
História sobre o Bairro.
Exemplos:
Imagens sobre o bairro antigo e atual.
Mudanças e Transformações sobre o bairro.
Importância de morar em um bairro?
Brincadeiras
Construção do Projeto sobre a história do bairro.
Roda de Conversa

Desenvolvimento
1º Passo
Identificar a história do bairro, como surgiu, sua localização, trazendo imagens de como era, para a construção do Projeto. Nesta etapa, tendo vista da identificação do espaço, território, paisagem, nesta etapa é essencial a participação dos pais, a qual o aluno fará pesquisa sobre a história do seu bairro.
A cada etapa da aula, iremos descobrir a história e importância de paisagem e território e transformações realizadas e construir o projeto.
Dinâmica da aula:
Iremos fazer uma roda de conversa, onde haja interação de todos, com exposição oral sobre o assunto. A qual realizaremos registro sobre as respostas.
Como surgiu o bairro?
Quais eram as moradias que existiam?
Como era as paisagens, e como está agora?
As transformações que ocorreram?
Neste momento, os alunos terão que realizar pesquisas sobre a história do bairro, trazendo imagens do antigo e atual.
Durante a roda de conversa, os alunos em duplas , ou pequenos grupos, irão conversar sobre o seu bairro, cada um, irá falar o que tem no seu bairro.

Desenvolvimento do Projeto: Duas vezes por semana, iremos trabalhar na construção de um mural e uma maquete para exposição. As mudanças que ocorreram no bairro, e principalmente a história.
 
Recursos
Materiais: fotos, imagens, cola, tesoura, cartolina, tinta colorida, isopor, fita colorida.
Avaliação
Sobre a avaliação, ressaltamos que é necessário ensinar desde pequeno a importância da história e geografia, verificar o nível de aprendizado e desenvolvimento do aluno, identificando suas dificuldades e orientando para melhor auxília-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário