sexta-feira, 8 de junho de 2012

Modelo de Ficha de Acompanhamento e Desenvolvimento Da Educação Especial


Modelo de proposta educativa para incluir alunos com deficiência

Uma ficha com os dados de crianças e jovens com deficiência ajuda gestores, professores e funcionários a acompanhar o desenvolvimento e o processo de aprendizagem desses alunos

Noemia Lopes (noemia.lopes@abril.com.br)


Qual é a história do aluno com deficiência que chegou à minha escola? Que habilidades ele tem? Que atendimentos recebe? Que instituições já frequentou? As respostas a essas questões podem auxiliar a atender melhor crianças e jovens com necessidades especiais, planejar objetivos a serem alcançados e propor novos desafios de acordo com as possibilidades de cada um.

Na EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, em Aracruz, a 79 quilômetros de Vitória, toda a equipe tem acesso a uma ficha denominada Proposta Educativa do Aluno. "Todos fazem registros - professores, cuidadores e profissionais do atendimento especializado. Isso é fundamental para checarmos, em nossas reuniões semanais, quais ações estão dando certo, quais precisam ser revistas e o que podemos desenvolver em seguida com cada aluno", conta a diretora Débora Amorim Gomes Barbosa.

Os professores são orientados a não perder de vista que o plano de ensino é construído para atender alguns casos específicos, mas tem alcance sobre toda a turma. Um exemplo disso é que, ao lançar mão de atividades mais flexíveis e materiais diversificados, todos os alunos saem ganhando, não apenas aqueles que têm alguma deficiência. Além disso, antes de elaborar a proposta educativa, todos são incentivados a fazer leituras, como a do livro Educação Especial na Escola Inclusiva, Rosângela Machado, 152 págs., Ed. Cortez, (11) 3611-9616, 26 reais).




Modelo de proposta educativa para alunos de inclusão
1 – Identificação ---------------- Aqui entram os dados pessoais
       do aluno e os contatos da família
Nome:
Data de Nascimento:  
Endereço:                         Telefone:
Filiação:

2 – Dados relevantes sobre a família e histórico pessoal do aluno
|------- Espaço para relatar
aspectos importantes sobre
o desenvolvimento do aluno
e informações sobre a
família que possam auxiliar
os profissionais que o
acompanharão


3 – Dados sobre a escolarização ---------------- Escolas que o aluno
frequentou, com seus
respectivos  
contatos telefônicos
4 – Atendimentos fora da escola ------- Informar instituições que o
aluno frequenta ou já
frequentou, bem como os
profissionais (como
fonoaudiólogos e
terapeutas) que o atendem
ou atenderam
5 – Necessidades especiais identificadas
|--------Itens para enumerar dificuldades
(como comprometimento cognitivo e
restrições motoras), bem como aspectos que
podem auxiliar o processo de aprendizagem
(como gosto pela escola e boa parceria com a família)
5.1 Identificação da(s) dificuldade(s)
5.2 Possíveis fatores associados ao(s) problema(s)
5.3 Fatores de positividade
6 – Objetivos pedagógicos |------ Listar, de acordo com as
possibilidades do aluno, o que se
espera que ele aprenda em um em um
determinado período em
diferentes áreas do
conhecimento.
6.1 Leitura
6.2 Escrita
6.3 Matemática
6.4 Natureza e Sociedade

7 – Objetivos gerais |------ Listar, de acordo com as possibilidades
do aluno, as diversas habilidades que
ele pode adquirir no período e
conquistas que pode atingir
6.5 Psicomotricidade
6.7. Auto-estima
6.8. Atenção e Concentração
6.9. Recursos Humanos/ Materiais
OBS: A avaliação será feita e acordo com cada objetivo.
8 – Responsáveis pela construção do plano
- Professor referência ------- Da turma regular
- Professor especialista --- Do Atendimento Educacional
Especializado (AEE)
- Pedagogo
- Fonoaudiólogo
- Psicólogo
- Cuidador
- Terapeuta Ocupacional


http://revistaescola.abril.com.br/pdf/modelo-ficha-inclusao.pdf


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